Campanha da Unimed para arrecadação de lacres de alumínio nos pontos de atendimento. O valor da venda do material é revertido para a compra de cadeiras de rodas que são doadas para entidades sociais.


Em 2019, a mobilização foi fortalecida com a Gincana Eu Ajudo na Lata, que envolveu 46 escolas dos Vales do Taquari e Rio Pardo e resultou na coleta de 707 quilos de lacres. Ao total, em 2019, foi arrecadada 1 tonelada de lacres, o que resultou na compra de 7 cadeiras de rodas.


Até hoje o programa já doou 31 cadeiras de rodas para entidades do Vale do Taquari, Vale do Rio Pardo

e Região do Jacuí.


Surge com o objetivo de auxiliar entidades e famílias que estão passando por dificuldades durante a pandemia. Na plataforma Saúde e Ação, é possível fazer uma doação em dinheiro, escolher de que forma a doação será utilizada – compra de máscaras, cestas básicas ou kits de higiene – e a qual região atendida pelo projeto será direcionada.


O valor será encaminhado ao Instituto Unimed responsável pelo atendimento da região, que poderá converter as doações em materiais e realizar a doação diretamente para as comunidades ou fazer o repasse para organizações sociais credenciadas, que poderão realizar a compra dos materiais a serem distribuídos no comércio local, impulsionando o pequeno empreendedor.

Esta campanha busca mobilizar colaboradores, cooperados e comunidade para uma causa muito importante: a doação de sangue. Essa campanha busca auxiliar os hemocentros presentes nas regiões do Vale do Taquari e Rio Pardo e Região do Jacuí.


Nos meses de maio e junho de 2020, a partir da campanha Doador Fiel, foi desenvolvida a ação Atitude na Veia, que buscou incentivar a doação de sangue no período de pandemia, para auxiliar na continuidade a tratamentos médicos, que se mantiveram mesmo em período de pandemia. Em contra partida cada doador recebeu uma máscara de tecido para o cuidado de sua saúde.

Nos meses da ação foram contabilizadas 2260 doações, o que beneficiou em torno de 9040 pessoas.

Para a confecção de perucas são arrecadadas mechas de cabelo com pelo menos 15 cm de comprimento, além de lenços. O material, recebido nos pontos de atendimento da Unimed, é doado a entidades que auxiliam pessoas em tratamento de câncer.


Em 2019 foram doadas 255 mechas e 81 lenços.

O Programa Viver Bem na Escola tem como objetivo trabalhar o tema educação para a saúde com crianças e adolescentes, contribuindo para a formação de adultos com estilos de vida mais saudáveis e, consequentemente, para uma melhor qualidade de vida.


Através de atividades complementares ao conteúdo escolar, em escolas dos Vales do Taquari e Rio Pardo e da região do Jacuí, o programa busca provocar reflexões e aprendizados sobre assuntos como sexualidade, drogas, saúde emocional, alimentação e hábitos saudáveis. Criando, assim, um espaço que colabora para o desenvolvimento de crianças e adolescentes mais seguros e saudáveis durante a vida.

Criado para facilitar o acesso a médicos especialistas, o programa concede consultas gratuitas para crianças, adolescentes e pessoas com deficiência, que apresentam vulnerabilidade social e econômica.


Participam Apaes, escolas com sala de recursos e outras entidades sociais que atendem pessoas com deficiência. Atualmente são 71 entidades cadastradas e, em 2019, foram realizadas 1289 consultas através do programa.

A campanha Prato Cheio, promovida pelo Fecomércio-RS/Sesc/Senac e Instituto Unimed, tem como objetivo arrecadar alimentos não perecíveis para o programa Mesa Brasil Sesc, que destina as doações para entidades sociais cadastradas.


A Unimed disponibiliza caixas para a coleta de alimentos em suas unidades para que colaboradores e cooperados possam fazer suas doações. Em 2019 arrecadamos 195 kg de alimentos. Em 2020, devido às cheias, os alimentos foram direcionados as Defesas Civis dos municípios do Vale do Taquari. Ao total foram 615 kg de alimentos doados.

Cadastre-se aqui para receber novidades sobre o Instituto Unimed.